sábado, 26 de fevereiro de 2011

A doença do pensamento

"O pensador compulsivo, ou seja, quase todas as pessoas, vive um estado de aparente isolamento, em um mundo povoado de conflitos e problemas. Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueia todas as relações verdadeiras. Essa tela se situa entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e Deus.

Pensar se tornou uma doença. A doença acontece quando as coisas se desequilibram. Quando usamos a mente de forma errada ela se torna destrutiva. Estamos tão identificados com ela que nem percebemos que somos seus escravos. Praticamente todas as pessoas ouvem uma voz o tempo todo dentro da cabeça. São processos involuntários do pensar.

A voz comenta, especula, julga, compara, desculpa, gosta, desgosta, etc. A voz não precisa ser relevante para o momento, pois ela pode estar revivendo o passado ou ensaiando situações futuras. Neste último caso, ela imagina sempre as coisas indo mal e com resultados desfavoráveis. É o que se chama de preocupação. Vemos e julgamos o presente com os olhos do passado e construímos uma imagem totalmente distorcida. Não é raro que a voz se torne o pior inimigo de nós mesmos. Muitas pessoas vivem com um torturador em suas cabeças, que as ataca e pune sem parar. Essa é a causa de muita angústia e infelicidade, assim como de doenças."

Livro: O poder do agora
Autor: Eckhart Tolle

Achei o livro muito pesado e difícil de ler. Possui bons ensinamentos, mas é preciso ´garimpar`. Confesso que custei a chegar à metade do livro e não vou conseguir de terminar essa leitura, o que é raro no meu caso.

Nenhum comentário: