terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Auto-estima está em nossas mãos

"Auto-estima é o que eu penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre mim.

Quando crianças, nossa autoconfiança e nosso auto-respeito podem ser alimentados ou destruídos pelos adultos - conforme tenhamos sido respeitados, amados, valorizados e encorajados a confiar em nós mesmos. Mas, em nossos primeiros anos de vida, nossas escolhas e decisões são muito importantes para o desenvolvimento futuro de nossa auto-estima. Estamos longe de ser meros receptáculos da visão que as outras pessoas têm sobre nós. E de qualquer forma, seja qual tenha sido nossa educação, quando adultos o assunto esta em nossas próprias mãos.

Ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, niguém pode nos dar autoconfiança e amor-próprio.

Assim como a aclamação dos outros não cria a nossa auto-estima, também não o fazem os conhecimentos, a competência, as posses materiais, o casamento, a paternidade, a caridade, as conquistas sexuais, etc. Essas coisas podem às vezes fazer com que nos sintamos melhor sobre nós temporariamente, ou mais confortáveis em situações particulares, mas conforto não é auto-estima."

Livro: Auto-estima
Autor: Nathaniel Branden

Um comentário:

Aline disse...

Oi Cris, tudo bem? Gostaria de saber se o nome completo do livro é apenas "auto-estima" pois não estou encontrando. Obrigada. meu email é aline.paulino79@gmail.com