terça-feira, 8 de março de 2011

Uai, Uai

Cançãozinha bem mineirinha uai!

"Se um dia acontecer o que estou pensando. O mundo fica escuro e o sol não sai. As grandes cachoeiras vão cair pra cima. No dia em que o mineiro não falar uai.

Um ônibus de Minas outro de Goiás faziam o horário muito apressado, e logo na divisa deram uma trombada e só foi uai pra todo lado.

Uai, uai, uai, uai. Uai, uai, uai, uai. Uai, uai, uai, uai. E só foi uai pra todo lado.

Mineiro de verdade quebra o jejum. Acordando logo cedo ele se sente bem. Eu sempre acordava de madrugadinha. Lavava o pescoço e comia um trem. Depois das cinco horas eu já me perdia. Seguia o caminho junto com meu pai. Voltava a tardinha com os trem no bolso e a cabeça cheia de tanto uai.

Meu caro conterrâneo não me leve a mau. Por essa brincadeira que não tem maldade. Achei por intermédio da palavra uai. A forma mais sincera de dizer saudade. Você que me pergunta uai o quê que é. Depende da maneira que a pergunta sai.

Segundo o dicionário lá da minha terra esse tal de uai quer dizer uai.


Uai, uai, uai, uai. Uai, uai, uai, uai. Uai, uai, uai, uai. Esse tal de uai quer dizer uai.

Nasceu um garotinho na rua de riba. O nome que eles deram quase deu inguiço. Deu uma sapituca nos parentes dele. E a cidade inteirinha só falava nisso.

Uai mané Capana que trem doido é esse. Compadre João Ribeiro uai o quê que tem. O filho da Bituca já foi batizado. Joaquim Uai de Oliveira.

Uai, uai, uai, uai. Uai, uai, uai, uai. Uai, uai, uai, uai. Joaquim Uai de Oliveira Trem."

Autor desconhecido

Nenhum comentário: