sábado, 26 de março de 2011

Envolvente Livro Pequena Abelha

Esse livro me envolveu do início ao fim, tanto pelo mistério que ele contém, quanto pela tristeza e esperança que ele traz a tona a todo momento. É um desses livros que não dá vontade de parar de ler.

Não é um livro alegre, é pesado e bem chocante, mas traz sem dúvida nenhuma muita sabedoria. Vou colocar algumas frases "soltas" dele e alguns trechos que eu mais gostei. Obrigada Márcia por ter me dado esse verdadeir presente. Para quem se animar já aviso que o desafio nele é passar do primeiro capítulo, que é bem chato, mas do segundo em diante é só se deliciar com essa leitura.


“Foi horrível para mim não ajudar o homem, mas eu estava dividida, oscilando entre dois tipos de vergonha. Por um lado, a vergonha de não cumprir uma obrigação humana. Por outro, a loucura de ser a primeira de uma muldidão a ousar um gesto.”

“- Isso nunca mais vai acabar, não é Abelhinha?
- Por mais tempo que a lua desapareça, um dia ela brilha outra vez. As chuvas de abril trazem as flores de maio.”

“Existem coisas que os homens podem lhe fazer nesta vida, eu lhe garanto, que seria muito melhor se você se matasse antes.”

“A vida tirou as bençãos de mim e de tu numa ordem diferente, foi só isso.”

“Agora nós temos que cuidar da nossa cabeça.”

“De onde nós viemos, nós não temos paz, mas tem um que cochicha daqui, outro que cochicha dali. Mas aqui o problema é o contrário. A gente tem paz, mas não tem informação.”

“Você pode até não gostar de uns pedaços dela, mas não deixa de ser tudo parte de sua vida.”

“Não temos as coisas de que precisamos – nossos filhos, por exemplo - , mas somos capazes de tirar proveito de tudo que temos.”

“Esse é o problema da felicidade – ela é toda construída em cima de alguma coisa que os homens querem.”

“Teria que explicar como foi possível me afogar num rio de gente e ao mesmo tempo me sentir tão imensamente sozinha.”

“As coisas comuns seriam as mais difíceis, percebi.”

 “Era uma moça muito bonita, o tipo de moça que os homens dizem ser capaz de fazê-los esquecer seus problemas. E o tipo de moça que as mulheres dizem ser o problema.”

“Ocorreu-me que me aproveitara de mordomias que me levariam ä destruição.”

“Como nossos filhos vão aprender a priorizar os outros se nós não o fazemos?”

“Minha consciência é quase apenas o que me resta.”

“Você não costuma pedir conselhos. Não sobre coisas importantes, pelo menos. Você não pede uma informação. Faz isso para obter de seus admiradores uma prova de que estão prestando atenção.”

“O que é o fim de toda a inocência para você é apenas outra manhã de terça-feira para eles.”

“Sabia que havia grandes milagres esperando que eu os descobrisse, era só encontrar o centro, a fonte de todas essas pequenas maravilhas.”

“Ela adorava música, e então vi que ela tinha razão, porque a vida é extremamente curta e não dá para dançar escutando os assuntos da atualidade.”

“Os problemas são como o oceano – cobrem dois terços do mundo.”

“Percebi que minha história era feita só de finais.”

“Talvez aos vinte anos seja natural ter curiosidade sobre a vida, mas aos trinta simplesmente se deconfia de todo mundo que ainda tem uma.”

“Eu olhava para o futuro em que meu filho teria de viver e percebia que reclamar desse futuro talvez não fosse a estratégia mais construtiva.”

“Eu o admirava bastante. Era um fraco que transformou sua fraqueza em força. Um modelo para perdedores como eu.”

Livro: Pequena Abelha
Autor: Chris Cleave

Nenhum comentário: