sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bagunça dos filhos, como resolver este problema?

Pais peço que parem um minutinho o que estão fazendo. Pensem em toda a bagunça que seus filhos pequenos fazem, em quanto caos vocês se deparam diariamente em casa? Quanto tempo perdem arrumando a bagunça que seus filhos fazem? Isso realmente incomoda você?

Então feche os olhos. Respire fundo. Reabra lentamente, mas agora não será mas seu olhar e sim um olhar de uma criança.

Parou para pensar que a bagunça de seu filho para ele é só brincadeira e mundo da fantasia? Quantas vezes antes de recriminar e pedir que ele arrumasse tudo você parou para fazer uma pergunta simples:

- O que está fazendo?

Com certeza vocês se surpreenderiam com as respostas e, muita coisa poderia ser diferente. Em vez de gritos, mandos e desmandos, - Arruma isso agora! - Não é assim que se brinca! - Não derruba tudo! - Se não guardar toda essa bagunça vai ficar de castigo!, talvez você pudesse brincar junto, entrar nesse maravilhoso mundo da fantasia, criar laços eternos com seus filhos e lembranças inesquecíveis.

A bagunça se arruma depois, nem é tanto tempo assim que você "perde" e ainda pode aproveitar para ensinar a seu filho a importância de arrumarem juntos depois que a diversão acabar. Roupa suja é só lavar, e se não tiver mais jeito pode virar a roupa da arte. Seja criativo e antes de mais nada escute seu filho.

Bagunça não é problema, é diversão. A forma como nós adultos vemos a desordem da casa é que poderia ser diferente.

Abaixo alguns exemplos e fotos de situações que aconteceram comigo e com minha filha e agradeço a Deus toda paciência que tive para perguntar o que era aquilo, o que ela estava fazendo ou o que tinha criado. São momentos mágicos que vocês verão agora.

Ah, porque escrevi esse texto? Porque hoje meu sofá se transformou no navio pirata e navegamos muito, isso me fez lembrar da primeira vez que me deparei com uma bagunça fenomenal.

Um dia, logo após a Ana Julia aprender a andar, eu estava cozinhando e a todo momento ela me interrompia e pegava coisas na cozinha. Sempre perguntava o que ela estava fazendo e ela só respondia, uma surpresa. Como não podia largar o fogão não dei muita ideia, mas estava curiosa e sabendo que vinha bomba por aí. Quando ela terminou, e eu também, ela me pegou pela mão, pediu para eu fechar os olhos, e de frente à porta de seu quarto disse: - Surpresa! E que surpresa, todas as coisas, sem exagero, do quarto dela (objetos, roupas, brinquedos...) e os utensílios da cozinha estavam empilhados na porta do quarto. Tomei um susto e com lágrimas nos olhos (de desespero mesmo) perguntei: - O que é isso? ela toda orgulhosa e feliz - É meu tubarão! Eu poderia ter surtado, brigado, gritado... mas decidi que o melhor seria navegar em mares revoltos com esse amigo e passamos a tarde inteira brincando. Infelizmente desse episódio não tenho fotos, mas as fotos abaixo também são dignas de momentos de desespero, ou de alegria. A diferença está somente no seu olhar!

- Filha porque você insiste em pintar você em vez do papel?
- Pintar gente é mais gostoso!



- O que você fez com a casinha de teatro?
- Uma obra de arte, uma escultura.



- O que aconteceu com a sala que acabei de arrumar?
- Virou um teatro, quer ser a platéia?



- É assim que brinca com esse jogo?
- Mas agora não é um jogo, é um caminho para meus bichinhos.


- Filha já fez muito barulho.
- Não é barulho é meu show!


 - O que você fez?
- Um novo castelo para o Peter Pan, quer entrar?


Isso não é bagunça, é ser feliz de verdade!!







Sempre é tempo de mudar, de recomeçar. Seja feliz e faça seu filho feliz desde já.
Abraços a todos os pais! Mamãe Cris Moreira.

Nenhum comentário: