quarta-feira, 28 de março de 2012

Criatividade

"... a criatividade manifesta-se em posturas espontâneas, principalmente no pensamento flexível, aberto e natural das crianças, sendo substituída pela reflexão lógica no transcorrer para a vida adulta...

A nossa cultura não sabe ainda estimular a criatividade a partir da infância. Quando duas crianças desenham, aquela que reproduz o animalzinho ou a casinha como os conhecemos, é estimulada a continuar desenhando, em detrimento da outra que faz alguns rabiscos dizendo que é uma floresta cheia de bichos, por exemplo - os adultos, pais ou professores, acreditam que seu dom é outro. Quando aquelas crianças crescem e visitam uma exposição de pintura, percebem, tarde demais, que os pintores que hoje apenas reproduzem paisagens e objetos, geralmente são considerados menos criativos do que os artistas abstracionistas que espalham suas cores disformes pela tela, construindo sua própria visão de mundo.

Nossa cultura precisa aprender a estimular, além da reprodução dos padrões humanos, a expressão original de cada um que resulta no inusitado, como ocorre nas artes.
A procura de certas pessoas pelos procedimentos que as tornariam criativas tem sido, ainda, como olhar a própria imagem no espelho em busca dos traços de inteligência. O que elas encontram nas pessoas criativas são características como bom humor, curiosidade, autoconfiança, altruísmo, entre outras... indivíduos que usam da criatividade realmente apresentam tais particularidades, mas, nem todo mundo que tem bom humor, curiosidade, autoconfiança, é criativo.
Na verdade, é incorporando essas peculiaridades às posturas e procedimentos pessoais e profissionais que chegamos aos resultados criativos... fazemos a criatividade emergir vendo o lado engraçado dos problemas e das situações conflitantes... buscando informações e conhecimentos onde ninguém os vê.
... alguns especialistas em determinada área do conhecimento são capazes de manter posturas que quebram a rigidez racional, permitindo descobertas que os fazem voltar à racionalidade com aspectos novos a serem considerados."
Livro - Os dez caminhos para a criatividade

Nenhum comentário: