"Às vezes, o momento atual é inaceitável, desagradável ou terrível. Aceite-o, depois aja. O que quer que o momento atual contenha, aceite-o como uma escolha sua. Trabalhe sempre com ele, não contra. Torne um aliado, não seu inimigo. Isso transformará sua vida.
Ao observarmos o mecanismo da mente, escapamos dos padrões de resistência e podemos então permitir que o momento atual exista. Às vezes levamos um choque ao descobrir uma faceta detestável em alguém. Entretanto, é mais importante observar essa situação em nós mesmos. Preste atenção a qualquer sinal de infelicidade em você, pois talvez seja o despertar do sofrimento. Ele pode se manifestar como uma irritação, um sinal de impaciência, um ar sombrio, um desejo de ferir, sentimentos de ira, depressão ou necessidade de criar algum problema em seus relacionamentos.
Quando o sofrimento toma conta de nós, cria uma situação em nossas vidas que reflete a própria frequência de energia da qual ele se alimenta. Sofrimento se alimenta de sofrimento. A inconsciência cria o sofrimento. Assim como não se pode lutar contra a escuridão, não se pode lutar contra o sofrimento. Observar o sofrimento já é o bastante. Aceitá-lo como parte do que existe no momento.
Esteja presente, fique consciente. Vigie seu espaço interior. Agindo assim, o sofrimento não terá força para controlar seu pensamento. Concentre a atenção no sentimento dentro de você. Reconheça que é sofrimento. Aceite que ele esteja ali. Não pense a respeito. Não permita que ele se transforme em pensamento. Não julgue nem analise. Não se identifique ocm ele. Esse é o poder do Agora, da sua própria presença consciente."
Livro: O poder do agora
Autor: Eckhart Tolle
Nenhum comentário:
Postar um comentário