... pelos resultados que ela obtém, pela maneira original como lida diariamente com os problemas de toda espécie; pelo modo de agir diante dos obstáculos e dos desafios, modo esse que a permite chegar às alternativas inusitadas.
Você conhece o trabalho sistemático dos profissionais à sua volta... quando se deparam com obstáculos, empecilhos e desafios, diante dos quais o conhecimento adquirido e a racionalidade não encontram alternativas de solução, esse profissionais poderão recorrer a outra capacidade, a de intuir um caminho fora da racionalidade, através da percepção criativa. É o que fazem, geralmente, os mais bem sucedidos deles.
... enquanto a inteligência formal ministrada pela racionalidade humana estabelece o caminho trilhado linearmente por todos diante das infindas tarefas e atividades rotineiras, a criatividade rompe com este caminho, intuindo atalhos por caminhos íngremes ou impossíveis de serem seguidos. E que resulta no que os estudiosos chamam de insight.
O descaminho é sair da estrada conhecida, quando esta apresenta seus grandes obstáculos, para a trilha desconhecida que revela novas perspectivas ou pontos de vista diferentes, permitindo que se volte à estrada principal e se coloque de novo no caminho com aspectos renovados e, consequentemente, com maiores possibilidades de sucesso. Afinal, se você anda apenas pelo caminho já tarçado, dizia o inventor Alexander Graham Bell, vai somente até aonde os outros já foram."
Livro: Os dez caminhos para a criatividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário